12 atitudes imprescindíveis para ter uma carreira de sucesso

























Está cada vez mais difícil se destacar e ter uma carreira de sucesso efetivamente proveitosa. O mercado de trabalho é muito diverso, os profissionais estão buscando cada vez mais qualificações e acompanhar toda essa evolução pode ser um desafio para muitas pessoas.

Mas é uma tarefa possível! Por meio de algumas atitudes e medidas simples, você também poderá atingir aquele sucesso profissional que sempre almejou. Para colocar isso em prática, confira estas dicas:

COMPORTE-SE PARA O CARGO QUE VOCÊ QUER TER, NÃO O CARGO QUE VOCÊ TEM

Essa é a primeira e a mais valiosa atitude que você pode ter no ambiente de trabalho. Muitas pessoas encontram-se em estágios iniciais ou intermediários de suas carreiras, por isso se sentem insatisfeitas e frustradas. No entanto, é preciso entender que esse é um processo longo, que exige esforço, paciência e disciplina.

Agir com frustração e sempre aquém de suas potencialidades não vai te ajudar a subir na carreira. Faça além do que é esperado, entregue resultados mais rápidos, demonstre na prática que você merece uma promoção.

CONHEÇA BENS SUAS HABILIDADES E TRABALHE EM SUAS DEFICIÊNCIAS

Conhecer seu perfil profissional é imprescindível. Para fazer isso bem, você deve focar tanto em suas habilidades quanto em suas deficiências. Em relação a suas habilidades, procure aproveitá-las ao máximo no dia a dia do trabalho, de forma a contribuir para o rendimento de sua equipe. No que diz respeito às deficiências, verifique se é possível contorná-las.

Como fazer isso? Se você é uma pessoa tímida, mas que precisa fazer apresentações e se relacionar bem em grupo para subir na carreira, você pode por exemplo fazer cursos de oratória e relacionamento interpessoal.

NÃO TENHA MEDO DE FAZER PERGUNTAS

Fazer perguntas é normal e saudável, principalmente para quem está no início da carreira em um ambiente profissional novo. Elas demonstram que você tem interesse em fazer um bom trabalho, bem como a vontade de melhorar os resultados de sua equipe.

Além disso, é preferível você esclarecer eventuais dúvidas antes que elas tornem problemas irreversíveis. Mas,atenção: evite fazer sempre as mesmas perguntas e, com o tempo, adquira autonomia para levar soluções a seus chefes, em vez de problemas.

ADQUIRA EXPERIÊNCIA, INDEPENDENTEMENTE DO SETOR

Poucas pessoas valorizam a experiência que se pode adquirir em setores diferentes daqueles em que você atua. Trabalhar em áreas diferentes de uma mesma empresa, conhecer a perspectiva do cliente e da gerência, entre outras várias facetas de um negócio, pode ser extremamente valioso para quem pretende ter uma visão profissional ampla. Aproveite ao máximo suas experiências passadas naquilo que você faz hoje!

CONCENTRE-SE EM SOLUÇÕES, NÃO NOS PROBLEMAS

Não seja aquele tipo de funcionário que vê problema em tudo, que só levanta questionamentos e fatores impeditivos para que um projeto se desenvolva. Claro que é importante saber enxergar até mesmo os aspectos negativos de um produto ou serviço, mas é ainda mais importante saber propor soluções para esses problemas.

Assim, quando você descobrir uma dificuldade no ambiente profissional, já procure maneiras práticas de resolvê-las.

APOSTE NO NETWORKING PARA TER UMA CARREIRA DE SUCESSO

Networking é uma ferramenta imprescindível para ser um profissional de sucesso, independentemente de sua área de atuação. Ter uma rede de relacionamentos profissionais pode significar mais oportunidades de trabalho no futuro, parcerias comerciais para sua empresa e maior eficiência na prestação de serviços para uma empresa.

Aposte em formas adequadas de fazer networking e veja os benefícios que isso pode trazer para sua carreira!

TENHA UMA ATITUDE POSITIVA NO AMBIENTE DE TRABALHO

Ninguém gosta de ambientes de trabalho excessivamente negativos, cheios de reclamações, fofocas, frustrações e rancores.

Aposte em uma atitude positiva em seu dia a dia profissional, cooperando com colegas e evitando se envolver em brigas, grupos rivais e dinâmicas perversas de condução da atividade profissional. Acredite, seu chefe também presta atenção nessas dinâmicas de trabalho.

ESTUDE SEMPRE E NÃO PARE DE SE ATUALIZAR

Aposte em uma atualização constante de seus conhecimentos profissionais, seja por meio de cursos de pós-graduação, cursos técnicos, ou até mesmo leituras diárias sobre sua área de atuação. Tudo bem que estudar e trabalhar ao mesmo tempo pode apresentar muitos desafios, mas é preciso superar essas dificuldades se você realmente quiser se destacar no mercado de trabalho.

CONTE COM BONS EXEMPLOS PROFISSIONAIS NOS QUAIS SE ESPELHAR

Adote alguns modelos profissionais para seguir. Não necessariamente eles precisam ser conhecidos seus, já que é possível ler sobre as mais variadas personalidades no mundo profissional. O importante é que você aprenda lições e exemplos de pessoas que chegaram aonde você quer chegar.

NÃO ESPERE UM MILAGRE: CORRA ATRÁS DE SEUS OBJETIVOS

Planejar sua carreira é fundamental. Não espere que as oportunidades apareçam do nada à sua frente. É preciso correr atrás de seus objetivos, buscar se qualificar para os postos que você pretende ocupar, bem como traçar um plano concreto sobre onde você pretende estar em alguns anos.

FOQUE NO TRABALHO E EVITE AO MÁXIMO AS DISTRAÇÕES

Não há nada pior para o rendimento de um profissional do que distrações no ambiente de trabalho. Por isso, evite ao máximo distrações como redes sociais no horário do expediente, fazer ligações pessoais, participar rodas de fofoca e outras coisas que podem te desconcentrar das atividades que realmente importam.

MANTENHA CONTATO COM PESSOAS DIFERENTES DE VOCÊ

Acredite ou não, faz muito bem conviver com pessoas que pensam de forma diferente, que se formaram em outros cursos e que têm tradições bastante distintas de você. Além de ser uma das razões pelas quais muitas pessoas fazem intercâmbio, lidar com pessoas diferentes faz com que você tenha mais criatividade na elaboração de planos de negócio, apresente soluções mais adequadas para seus clientes, questione aspectos aparentemente óbvios, entre outras coisas. Todas essas medidas contribuem para que você seja um profissional mais completo e multifacetado.

Publicado por Universidade São Judas
Link: 
http://blog.usjt.br/12-atitudes-imprescindiveis-para-ter-uma-carreira-de-sucesso/

 




Comentários

Não existem comentários para esta publicação.

Copyrights © 2015 & Todos os Direitos Reservados a SLRH Recursos Humanos.